O PHP nos traz um conceito chamado Variáveis variáveis, apesar do nome redundante o significado é esse mesmo: indica que além do valor da variável, seu nome pode ser acessado de forma alternativa.

Isso nos possibilita criar variáveis dinamicamente em tempo de execução, o que em muitas ocasiões é a alternativa para a solução de muitos problemas.

Vamos ver um exemplo para entendermos melhor:

    
      
        < ?php
         $destino = 'cidade';        
         $$destino = 'Porto Alegre';

         echo 'Cidade de destino é: '.$cidade;
        ? >
      
    
  

Veja no exemplo acima que através da variável $destino criamos uma variável chamada $cidade e atribuindo a ela o valor Porto Alegre tudo isso dinamicamente (em tempo de execução).

Observe também que tudo isso só é possível por que utilizamos o operador $$ duas...

Continue Reading

A cláusula DISTINCT elimina linhas duplicadas dos resultados recuperados pela SELECT. Ela mantem uma linha para cada grupo de duplicados. Essa linha é imprevisivel, a menos que seja usado o comando ORDER BY, para garantir que a linha desejada apareça primeiro.

SELECT DISTINCT department FROM employees;

DISTINCT tambem pode ser usado em varias colunas de uma so vez; nesse caso, avaliará as duplicatas com base na combinação de valores dessas colunas. O comportamento do DISTINCT pode ser simulado pela clausula GROUP BY.

SELECT department FROM employees GROUP BY department;

Vamos imaginar que temos duas tabelas separadas: users e logins. Usaremos DISTINCT ON para encontrar as informaç&optilde;es sobre o login mais...

Continue Reading

Instagram